No dia 24 de setembro, todos os noticiários do mundo não anunciavam que os Cientistas do CERN, o laboratório de pesquisas nucleares da Europa, encontraram neutrinos (partículas subatômicas) que viajam mais rápidos que a velocidade da Luz. Essa descoberta, realizada pelo OPERA poderá abalar os pilares da Física Moderna, pois é possível que a velocidade da luz, uma barreira que no início do século XX, Albert Einstein definiu como intransponível, tenha sido superada... Ou será apenas uma alfinetada na Teoria da Relatividade??
O fato é que, alfinetada ou não, a notícia foi divulgada e para quem estuda física a fundo, sabe que se a teoria da Mecânica Quântica está correta, a Teoria da Relatividade deverá estar errada, pois são incompatíveis em princípios.
O OPERA (experimento do CERN) é altamente complexo e gerenciado por um aequipe muito competente e cuidadosa. Se os dados divulgados forem confirmados (o que poderá levar meses!), estaremos sujeitos a vivenciar um momento de troca de paradigmas na Física!
Leia mais sobre o assunto: Nature
Nenhum comentário:
Postar um comentário