Clique aqui e acompanhe o robô Curiosity no site da Nasa!

sábado, 8 de outubro de 2011

Urubus de cabeça para baixo? Acho que não!

Em visita diária ao meu perfil no FaceBook, me deparo com a notícia de que "o piloto do Globocop pilotou um helicóptero, de cabeça para baixo durante um tempo e, só percebeu o ocorrido, pois viu um urubu passar por ele... de cabeça para baixo!"

Se ele pilotou o helicóptero de cabeça para baixo: PARABÉNS! Mas dizer que viu um urubu de cabeça para baixo??? Não!! Isso vai contra à Física!!!
Nosso olho funciona como o sistema de uma câmara escura. A câmara escura é semelhante às antigas (primeiras) câmeras fotográficas. Nada mais é do que uma caixa preta com um pequeno  furo em uma das faces para a entrada de luz. Na face oposta ao orifício será formada a imagem de cena que se quer registrar. Essa imagem poderá ser observada caso a face oposta àquela com o orifício seja substituída por um material adequado, como papel vegetal.
Qualquer objeto em frente à câmara escura reflete luz, em todas as direções. Porém, os raios luminosos que ultrapassam o pequeno orifício é que formarão a imagem (vista no papel vegetal). Essa imagem é sempre igual ao objeto, invertida e do mesmo tamanho deste.

Desta forma, seu olho funcionando como uma câmara escura, mesmo que você esteja de cabeça para baixo, não verá as coisas de cabeça para baixo... Até porque, quem faz a transferência das informações para o seu cérebro é o nervo óptico e ele não tem a capacidade de reconhecer se você está ou não de cabeça para baixo.... A menos que no lugar do seu olho você tenha uma câmera filmadora (hehehehehehe)!


NÃO ACREDITA???? FAÇA O TESTE E DEPOIS ME CONTA!

Nenhum comentário:

"Só aprende aquele que constrói significados e não simplesmente reproduz o que lhe é ensinado."

_Resnick_