Clique aqui e acompanhe o robô Curiosity no site da Nasa!

domingo, 1 de janeiro de 2012

2012 - Temporada de caça ao cometa!

Um ano que começa com a visita é de um grande guerreiro, o sobrevivente: Lovejoy.
Imagem do cometa Lovejoy no último dia 22 registrada no Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile
Foto: ESO/Divulgação
Recentemente descoberto, o cometa C/2011 W3, conhecido como Lovejoy,  tem chamado a atenção de astrônomos por ter sobrevivido à passagem rasante pelo Sol no dia 16 de dezembro de 2011. 
De acordo com informações do Planetário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o fato do cometa Lovejoy não ter se extinguido durante a passagem pelo Sol (cerca de 140 mil km distantes da superfície solar) é surpreendente. Quando cometas passam a uma distância tão próxima do Sol, o núcleo deles , constituído de gelo e poeira, se vaporiza, extinguindo-o


Astrônomos estão registrando o Lovejoy há vários dias e na passagem para 2012 ele apareceu no céu do Hemisfério Sul (embora os fogos de artifício tenham comprometido sua visibilidade). 
Nosso visitante está "viajando" rumo ao polo sul celeste nesta primeira semana de janeiro.
O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) afirma que o comenta apresenta uma cauda brilhante de milhões de quilômetros de comprimento, composto de partículas de poeira que estão sendo sopradas pelo vento solar.
Ainda não é possível dizer até quando o brilho deste cometa se manterá, já que a tendência apontada pelos cientistas é de que após o Natal sua magnitude fosse reduzida rapidamente. Contudo, com binóculos ou telescópios pode-se ainda ver o astro brilhante. Especialistas recomendam aos observadores interessados em ver o Lovejoy que procurem locais escuros - de preferência longe dos grandes centros urbanos - e fixem o olhar na direção do do nascer do sol.

BOA SORTE NA TEMPORADA DE CAÇA AO COMETA!

Nenhum comentário:

"Só aprende aquele que constrói significados e não simplesmente reproduz o que lhe é ensinado."

_Resnick_