![]() |
Imagem liberada pela Agência Espacial Europeia de uma impressão artística do Rosetta Philae (vista traseira) na superfície do cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko. Fonte: Foto: ESA MEDIALAB / AFP |
Ontem aconteceu um fato que, para mim, será histórico na linha do tempo da "Era Espacial"... Após 10 anos
de viagem, a Sonda Européia, Rosetta (foto ao lado) chegou ao cometa 67P/Churiumov-Guerasimenko.
A primeira informação enviada foi sobre a superfície deste: coberta por poeira estelar à temperatura de -70°C. Uma temperatura considerada elevada para as circunstâncias em um cometa!
O objetivo da Rosetta é investigar se há indícios da presença de carbono, água e outros elementos fundamentais para a vida. Será que é uma tentativa de mostrar que a teoria sobre "a sopa orgânica" é verdadeira? - Tal teoria postula que os primeiros ingredientes de vida na Terra vieram de um cometa.
A missão da Sonda Rosetta tem duração de pelo menos um ano e meio. Após esse período, os cientistas têm planos de que ela tenha continuidade pela nave Philae que está programada para pousar na superfície deste cometa. Acredita-se que até novembro deste ano, o melhor ponto para seu pouso já tenha sido escolhido - Parece até filme de ficção!
Segundo Matt Taylor, um dos cientistas que participa do projeto, esta é a "Missão mais sexy e fantástica que já existiu. Ela marca pontos no quesito fascinação, exploração, tecnologia e principalmente Ciência."
Boa sorte à Rosetta e a Philae!
Fonte: BBC Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário